doenças reemergentes
COMPLEXIDADE
Tuberculose
A tuberculose pulmonar que aparece com prevalência importante, já foi considerada reemergente. Entretanto, estudos especializados apontam pata uma doença que apenas permaneceu em nosso meio. RUFFINO-NETTO (1997), curiosamente a denomina de doença “ficante”, dada a sua persistência , sem declinar significantemente e mantendo incidência elevada. Estas e outras doenças têm provocado alguns surtos importantes. Os surtos ocorridos na década de 1990, foram relevantes quer pelo caráter incomum, quer pela abrangência territorial ou importância epidemiológica.
OS FATORES DEMOGRÁFICOS
Tratando especificamente das viroses emergentes e reemergentes MORSE (1993) menciona três mecanismos (associados ou não) para a aparição das doenças: a evolução de alguma variante de um vírus para um novo vírus desconhecido; introdução em novo hospedeiro de um vírus circulante em outra espécie e a disseminação de vírus a partir de pequena população na qual o vírus surgiu ou foi introduzido. Aspectos demográficos já podem estar presentes na origem da doença, sobretudo nos dois últimos mecanismos, e também na seqüência do processo, a emergência propriamente dita.
MORSE (1995) menciona igualmente o fator demográfico e cinco outros associados às emergências e surtos das doenças. Dentre os fatores demográficos cita especificamente:
● Crescimento Populacional
● Migração Rural-Urbana
● Deterioração urbana
● Práticas sexuais e reprodutivas
● Utilização de instalações com alta densidade populacional
O QUE É TUBERCULOSE?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos,