Doenças emergentes e reemergentes
Febre Tifóide.
Histórico
Franz Schubert, grande compositor austriaco, faleceu vítima da Febre Tifóide
A Salmonella typhi é também conhecida como bacilo de Elberth, assim chamado em homenagem a Karl Joseph Elberth que o descreveu pela primeira vez em 1880.
Em 1907, Mary Mallon foi o primeiro portador a ser identificado após uma epidemia, nos EUA.
A tifóide vitimou várias personagens históricas, incluindo o compositor Franz Schubert, o consorte da Rainha Vitória do Reino Unido Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, Wilbur Wright, um dos primeiros aviadores, Péricles (governante de Atenas) e ainda a princesa do Brasil Leopoldina de Bragança e Bourbon. A febre tifóide pode ser mais grave em pessoas com saúde precária.
Característica
O gênero Salmonella corresponde a bacilos Gram-negativos, móveis e aeróbios, pertencentes à familia Enterobacteriaceae. Possuem metabolismo aumentado em comparação com outras bactérias.
A Salmonella typhi não é propriamente uma espécie, mas sim a designação comum do serotipo Salmonella enterica typhi, que inclui várias outras subespécies que não causam esta doença. O serotipo Salmonella enterica paratyphi causa uma doença semelhante, a febre paratifóide.
Como a maioria das bactérias gram-negativas, possuem lipopolissacárides (LPS) na membrana celular, que atuam como fortes indutores de resposta imunitária, podendo levar a vasodilatação sistêmica, choque séptico e, em casos mais graves, óbito. Além disso, a sua disseminação e multiplicação pode também levar a danos orgânicos graves.
Transmissão
É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada, o mais comum, ou então pelo contato direto com os portadores, através de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a única porta para a sua entrada é a via digestiva.
Epidemiologia
A doença é exclusiva do ser humano. É sempre transmitida via orofecal, ou seja, pela contaminação, por fezes, de