Doenças metabolicas
Doença Metabólica é o termo genérico utilizado para as doenças causadas por algum processo metabólico anormal. Uma doença metabólica pode ser congênita (devido a alguma anormalidade genética herdada) ou pode ser adquirida (devido a alguma doença ou disfunção endócrina). As doenças metabólicas mais comuns em idosos são:
1. •dislipidemias (colesterol e triglicerídeos); 2. •hiperuricemia(gota e hipertensão); 3. •distúrbios do metabolismo do ferro (anemia e sobrecarga de ferro); 4. •desequilíbrio hidroeletrolítico (desidratação, desequilíbrio do sódio e do potássio); 5. •desequilíbrio ácido-básico (alcalose e acidose); 6. •transtornos do metabolismo da glicose (hipoglicemia, hiperglicemia e diabetes) 7. •síndrome metabólica
As doenças metabólicas produzem sintomas diversos, que comprometem a qualidade de vida e o desempenho nas atividades da vida diária. Sem os devidos cuidados e tratamento, elas evoluem para estados mais graves e podem levar ao óbito.
Durante o exercício, elas são as maiores responsáveis por tontura, formigamento, fraqueza, visão turva, náusea, síncope, queda, parada cardíaca e morte súbita.O controle dessas doenças necessita da combinação de tratamento médico,acompanhamento nutricional e da prática de exercícios físicos orientados.
1) Qual a importância dos Triglicerídeos ?
É uma gordura "irmã" do colesterol, que também circula no sangue e que, quando está elevado, pode colaborar para o desenvolvimento da doença arterial coronariana.
É ingerido através de alimentos ricos em carboidratos, como o pão, massas, biscoitos, arroz, batatas e açúcares ou é metabolizado (fabricado) no fígado ou no tecido gorduroso.
1) O que é Colesterol ?
É uma gordura (lípide) que está presente em várias partes do organismo. Apresenta-se no sangue ligado às lipoproteínas plasmáticas (ex: HDL, LDL, VLDL). Está presente também nos tecidos e são chamados de ácidos graxos. A sua presença é importante no