Análise do filme "o diabo veste prada"
Resp.: Bem professora, o conceito de habilidade pode variar de texto para texto ou, contexto para contexto. As habilidades, essas sim, são inseparáveis da ação e, pedagogicamente falando, exigem domínio de conhecimentos. As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas e conhecimentos. Desta forma, as habilidades estão relacionadas ao saber fazer. Em relação ao contexto, no caso o filme, Andy teve competência para fazer uma autoanálise e habilidade para mudar, inovar, reinventar. Ela aceitou desafios, promoveu intercâmbios, ampliou e usou as redes de contato que possuía, além é claro, de utilizar a influencia das pessoas.
2 – Quando Andy fala que sua vida pessoal está por um fio e Nigel, o diretor de modas lhe diz “isso acontece quando o trabalho vai bem” e pede para ela avisá-lo quando a vida toda dela for pelos ares, porque significa que a mesma será promovida, poderíamos dizer que essa visão capitalista do se dar bem no trabalho é incompatível com a vida pessoal? Justifique.
Resp.: O trabalho assume dimensões na vida das pessoas que extrapolam o seu domínio. A satisfação no trabalho não pode ser analisada isoladamente da vida do indivíduo como um todo. Pessoas que possuem uma vida familiar insatisfatória têm o trabalho como o único, ou o maior, meio para obter a satisfação de muitas de suas necessidades, principalmente as sociais.
3 – Considerando a frase capitalista “Os fins justificam os meios” você considera ético o que Andy fez com o escritor para conseguir o livro?
Resp.: O que é Ética aqui professora? Responder a essa pergunta é fundamental para entender sua aplicabilidade e importância. A princípio, Andy não exerceu nenhuma pressão para conseguir o manuscrito. Ela não se insinuou, a meu ver, de forma alguma, para conseguir