Doenças metabolicas
A atividade física é uma grande aliada no combate à obesidade, pois controla o peso corporal, mas a falta de estimulo por parte da população obesa é o grande desafio para lutar contra essa doença, essa falta de estimulo é associada a baixa performance, dificuldade para realizar atividades em grupo e oscilação de ânimos dos obesos entre outras causas. No dia-a-dia temos que procurar realizar o máximo de atividades físicas possíveis, como por exemplo: lavar o carro, usar mais as escadas, andar um percurso a pé sem usar o carro. Não é preciso ser um atleta para praticar atividades físicas, basta praticar de 20 a 60 minutos diários que já são benéficos à saúde.
São diversos os benefícios que a atividade física pode trazer para uma pessoa obesa:
• Melhora a condição física, contribuindo para melhorar os níveis de saúde.
• A pratica da atividade física regular pode reduzir os índices de morbidade e de mortalidade auxiliando no controle de outras patologias associadas a obesidade, como diabetes e hipertensão.
• Melhora o estado psicológico, elevando a auto-estima e a autoconfiança, controlando ainda os níveis de ansiedade e depressão.
• Promove o aumento da taxa metabólica de repouso, o consumo energético relacionado com o metabolismo de repouso refere-se à energia necessária para realizar as funções orgânicas básicas e essenciais.
Outra doença