Doenças Metabólicas
O termo doença metabólica se refere a doenças oriundas de processos metabólicos defeituosos, anormais, ou seja, devido ou a falta ou excesso de algo no organismo. As doenças metabólicas estão sempre acompanhadas de diversos sintomas que interferem no desempenho das atividades cotidianas mais simples, o tratamento adequado dessas doenças garante mais qualidade de vida, no entanto, se não forem identificadas e cuidadas podem ficar mais graves e até levar o seu portador a morte. Por sua vez, podemos classificar os tipos de doenças metabólicas em congênito/hereditárias, que são aquelas decorrentes de alguma anomalia, erro no código genético, ou, podem ser, ainda, adquiridas, que são desencadeadas em geral por conta de um estilo de vida sedentário associado à má alimentação.
DESENVOLVIMENTO
Como bem sabemos a prática de atividades físicas são muito benéficas para o adequado funcionamento do organismo, pois elas melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, possibilita o aumento da massa muscular e óssea, e, de maneira geral, diminui a incidência e o agravamento de muitas doenças. Com as doenças metabólicas isso não é diferente, mas é claro que cada uma delas faz necessária uma prescrição de atividade física adequada por um profissional de educação física.
No caso das doenças metabólicas hereditárias a prescrição de atividades físicas deve ser associada às características, as peculiaridades de cada uma delas, sendo que pelo que hoje se sabe são cerca de 500 doenças metabólicas congênitas. Porém, em geral os portadores destes tipos de doenças devem realizar atividades físicas moderadas, tais como ioga, hidroginástica, pilates, e até mesmo musculação, desde que de tenha baixa intensidade, dentre outras.
Um exemplo a ser citado de doença metabólica hereditária é a osteoartrite, que é uma doença que ataca articulações, devido a degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas próximas. No que se refere a exercício