Doenças Metabólicas
As doenças metabólicas são doenças provocadas por distúrbios do metabolismo, estas doenças são causadas por defeitos em enzimas, interferindo assim na manutenção dos processos químicos que ocorrem no corpo do indivíduo, como conseqüência este indivíduo pode apresentar muita ou pouca quantidade de substâncias tais como proteínas, carboidratos ou gorduras, causando um desequilíbrio que pode afetar o funcionamento de vários órgãos e tecidos do corpo.
2. Desenvolvimento As doenças metabólicas podem ser hereditárias ou podem ser adquiridas, a seguir conheceremos algumas dessas doenças:
Fenilcetonúria: é uma doença do metabolismo que causa incapacidade de decompor um aminoácido essencial. Devido a deficiência na enzima fenilalanina hidroxilase ( PAH) que é a enzima responsável pela metabolização da fenilalanina, esse aminoácido pode acumular causando toxicidade para o corpo. A Fenilcetonúria é de cunho hereditário e pode ser detectada ao fazer o teste do pezinho, logo ao nascer. O seu tratamento consiste em fazer uma dieta específica, evitando a ingestão do aminoácido fenilalanina. Galactosemia: também de cunho hereditário a galactosemia é uma doença metabólica no qual o corpo não consegue metabolizar a galactose (açúcar do leite) em glicose. A enzima que quebra a galactose é produzida no fígado, mas se o fígado não produz o suficiente, a galactose acumula-se no sangue podendo causar problemas de saúdes graves. Existem 3 tipos de galactosemia e o tratamento dessa doença depende muito de que tipo o indivíduo apresenta, mas basicamente o tratamento consiste na eliminação da galactose da dieta.
Dislipidemia: A dislipidemia é um distúrbio que caracteriza-se pela presença excessiva/ anormal de colesterol e triglicerídeos no sangue. Ela é normalmente causada por mal hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, porém ela pode ser causada também por fatores genéticos, pela ingestão de alguns