Livro psicologias exercícios 1 capítulo
A psicologia do cotidiano (senso comum) usamos no nosso dia-a-dia, pois todos nós querendo ou não somos um pouco psicólogo e a relação do conhecimento científico é que acumulamos conhecimentos mesmo que pequeno e superficial, para explicar ou compreender os problemas do cotidiano de um ponto de vista psicológico. Ex: fruta que cai da árvore (fato do cotidiano); lei da gravidade (fato científico). • 2 – Explique o que senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum (cotidiano) é a nossa vida diária onde tudo flui, as coisas acontecem, nos sentimos vivos e sentimos a realidade. Ex: quando ouvimos os problemas daquele amigo dizemos que usamos a psicologia para entender seus problemas.
• 3 – Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
Visão-de-mundo é uma visão complexa que o senso comum (cotidiano) se tem da psicologia científica, como no exemplo do texto, que define palavras específicas que são apropriadas ao cotidiano usadas na psicologia. E certamente nunca será comparada realmente a verdadeira ciência, mas sempre está muito próximo do conceito científico.
• 4 – Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Pessoa complexada; acalmar um amigo, menina histérica; ficar neurótico; etc...
• 5 – Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
A ciência: conhecimentos sobre os fatos ou aspecto da realidade; a filosofia: existência humana; a religião: origem do homem seus mistérios e princípios; e a arte: expressão que traduz emoção e a sensibilidade.
• 6 – Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Objeto específico; linguagem rigorosa; métodos e técnicas específicas; processo cumulativo do conhecimento e objetividade. • 7 - Quais as diferenças entre o senso comum e o