Atividade de autodesenvolvimento responsabilidade social
Nesta atividade irei falar sobre o carbono, que esta em alta no mercado sustentável como uma nova modalidade.
E a substituição de combustível fóssil por fontes renovadas.
E o Santander esta entrando nesse mercado atuando na sustentabilidade para melhorar o planeta através de varias ações no mercado brasileiro e também internacional.
Oportunidades em negócios sustentáveis
O mercado de créditos de carbono pode representar uma oportunidade para as empresas brasileiras que investem em iniciativas para a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs).
Companhias com projetos em energia renovável ou em eficiência energética, por exemplo, podem estar aptas a vender as chamadas Reduções Certificadas de Emissão – CERs (Certified Emission Reductions).
Os CERs, também chamados de créditos de carbono, são títulos internacionais que possibilitam que nações desenvolvidas financiem projetos de redução ou captura de gases de efeito estufa em países em desenvolvimento. Cada tonelada de gás carbono que deixa de ser lançada ou é sequestrada da atmosfera equivale a uma CER.
A operação é regulamentada pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto e incentiva as reduções de emissões nos países em desenvolvimento ao mesmo tempo em que facilita às nações desenvolvidas o cumprimento das metas que assumiram no Protocolo.
Usando seu conhecimento nesse mercado, o Santander assessora a estruturação financeira, compra e comercializa os CERs que serão gerados pela iniciativa. Desta forma, o valor antecipado pode ser utilizado no financiamento da implantação do projeto.
Projetos elegíveis
São avaliados apenas projetos com Project Design Document (PDD) já aprovados, ou seja, que já tenham passado pela avaliação da Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas do Ministério de Ciência e Tecnologia , no Brasil, e pelo United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena a