Doenças Emocionais e Segurança do Trabalho
Doenças Emocionais
Estresse Ocupacional;
Depressão;
Alergia emocional;
Síndrome de Burnout;
Outros fatores;
Prevenção.
Estresse Ocupacional
Estresse é uma combinação de reações fisiológicas e comportamentais apresentadas por uma pessoa quando se sente ameaçado ou desafiado. Esta doença pode ser causada pela presença de agentes agressivos como riscos das atividades executadas ou sobrecargas de serviços rotineiros, além do assédio moral. Outros fatores que também influenciam este comportamento é a falta de uma comunicação eficaz dos gestores com seus colaboradores, tarefas excessivamente monótonas e repetitivas ou a falta de desafios intelectuais para as pessoas. Outro ponto de atenção é a insegurança dos profissionais nos seus postos de trabalho, pois não existe nas empresas nenhuma segurança de que seu emprego está garantido.
Sintomas Estresse ocupacional
Quando uma pessoa começa a apresentar um quadro de estresse ocupacional ele demonstra alguns sintomas físicos como falta de concentração, indecisão, esquecimento, sensibilidade para críticas e atitudes rígidas. Por outro lado ele também demonstra alguns distúrbios emocionais como medo, ansiedade, excitação, nervosismo, tensão, irritabilidade, raiva, hostilidade, tristeza, vergonha, mau humor, solidão, ciúme, sentimento de insatisfação e falta de interesse.
O reflexo de todos estes sintomas recai brutalmente na organização, pois tem como consequência o aumento do absenteísmo, o crescimento do índice de evasão, a baixa de qualidade no trabalho, aumento dos conflitos interpessoais e a insatisfação dos colaboradores, além da diminuição da produtividade e baixo rendimento.
Depressão
A Organização Mundial de Saúde calcula que 17 milhões de brasileiros têm depressão. Isso quer dizer que, de cada cem pessoas, nove estão com o problema.
Problemas no trabalho podem ser responsáveis pela depressão, como a sobrecarga de tarefas, a falta de perspectiva de