Resumo capitulo 1 livro ética e competencia.
São Paulo,ano 2011 NR 25,38.
No Primeiro capítulo intitulado: filosofia e a compreensão da realidade:ética- política-filosofia no contexto profissional ,o objetivo da autora é levantar algumas questões sobre a prática profissional com base na filosofia.
Primeiramente a autora conceitua filosofia unindo Philia ‘’ amizade’’,e sofhia ‘’sabedoria.
Ainda falando sobre o assunto, ela nos explica que a filosofia é histórica, transforma-se e aplica-se a partir de problemas específicos de cada conceito histórico.
Rios traz para a nossa compreensão que a reflexão filosófica quer ver fundo e claro e largo os valores, problematiza-los ,buscar sua consistência.. Segundo ela, a filosofia procura apropriar-se da realidade para buscar o sentido profundo.
A filosofia tem sempre como objetivo os problemas que a realidade apresenta, sejam quais forem esses problemas e o lugar em que se situam; assim, ela pretende abordar a filosofia como prática profissional.
Em seguida a autora define o termo ética que se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem.
Ela enfatiza que cada sociedade possui seu ethos,ou seja : jeito de ser que conferem um caráter organizacional e social. Também conceitua a palavra ethos(grego) e mores (latino) que significam ambos costumes, jeitos de ser que pode ser individual ou social.
Segundo a autora, enquanto filosofia política, a reflexão filosófica volta-se criticamente sobre a perspectiva política do relacionamento social dos homens, seus fundamentos e seu sentido.
Ela também nos traz a ideia de repensarmos sobre a filosofia da educação que se fará não apenas numa perspectiva gnosiológica ou ontológica, mas ética e política.
A Filosofia enquanto reflexão ,tem um caráter teórico. Enquanto filosofia de, ela é uma reflexão que ganha seu