trabalhos diversos
O STRESS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Santarém/PA
2014
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Psicologia e Segurança no Trabalho
O STRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Santarém/PA
2014
Introdução
Com o decorrer dos anos, o ambiente de trabalho vem se modificando e acompanhando o avanço das tecnologias ultrapassando cada vez mais o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua pressão, sendo o tempo todo cobrados não só no trabalho como também na vida de uma maneira geral. O stress ambiental pode exercer grande influencia na maneira como o indivíduo se comporta socialmente, como exemplo, pode torna-lo agressivo.
O desgaste profissional, que as pessoas estão submetidas diariamente, poderá gerar algum tipo de doença. Os sintomas físicos do stress mais comuns são: fadiga, dores de cabeça, insônia, dores no corpo, palpitações, alterações intestinais, náusea, tremores e resfriados constantes. Outros sintomas são apresentados através do pensamento que podem ser representados de forma compulsiva e obsessiva, levando em consideração a angústia e a sensibilidade emocional, tornando o sujeito agressivo e violento. No entanto, os fatores que geram os sintomas depressivos podem estar relacionados ao stress. Os fatores são: ruído, alterações do sono, sobrecarga, falta de estímulos, mudanças determinadas pela empresa e mudanças devido as novas tecnologias.
Para prevenir que esses sintomas não ocorram, as empresas devem ficar atentas com seus funcionários, fornecendo ações benéficas para o controle e redução do stress, como por exemplo, conservar o bom relacionamento no ambiente laboral, adaptar horários flexíveis e intervalos entre as atividades, entre outras ações para melhorar a saúde do funcionário.
Definição de stress
As pessoas sofrem de stress quando sentem que há um desequilíbrio entre as