Depressão pós parto
ANA BEATRIZ DA SILVA
PRISCILA APARECIDA VEIGA MACHADO
TAMIRIS DA SILVA PEREIRA
DEPRESSÃO PÓS PARTO
Cataguases
2013
ANA BEATRIZ DA SILVA
PRISCILA APARECIDA VEIGA MACHADO
TAMIRIS DA SILVA PEREIRA
DEPRESSÃO PÓS PARTO
Trabalho de conclusão de Curso Apresentado ao Curso de Enfermagem no Centro Educacional Cataguases como requisito apresentado para obtenção do Curso Técnico de
Enfermagem orientado pelo Enfermeiro Peterson Gomes
Faria
Cataguases
2013
MONOGRAFIA SUBMETIDA À AVALIAÇÃO COMO REQUERIMENTO
À OBTENÇÃO DO TÍTULO DO CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM
Orientador: Peterson Gomes Faria
COMISSÃO EXAMINADORA
________________________________________________
Orientador
________________________________________________
Examinador
Cataguases
2013
Dedicamos esse trabalho a todos os amigos, e aos pais que sempre nos ajudaram. AGRADECIMENTO
Agradecemos a Deus pela vida, aos nossos pais, irmãos, familiares e a todos os amigos que nos apoiaram para chegarmos até aqui.
RESUMO
Este artigo apresenta algumas considerações teóricas acerca da depressão pós-parto, de modo a permitir a visibilidade dos profissionais da saúde, notadamente dos psicólogos, para o sofrimento psíquico que alcança as mulheres durante sua fase reprodutiva. Para entender a depressão na etapa puerperal, inicialmente foi enfocado o sofrimento psíquico, enquanto mal-estar moderno, um transtorno reativo amplamente identificado em vários perfis humanos. Em seguida, a depressão feminina foi analisada após o nascimento de um bebê, incluindo seus principais sintomas e fatores associados, a indicação da sua prevalência, além dos instrumentos para o diagnóstico deste transtorno psicoafetivo. Por fim, tratou-se das repercussões da dor psíquica na vida familiar e da importância do conhecimento dos profissionais da saúde acerca da temática abordada para além do olhar biologizante.
Palavras chave: Depressão