Doenças Carenciais
Doenças Carenciais são aquelas provocadas pela não absorção de algum tipo de substância (vitaminas e minerais) necessária ao organismo. As principais são as hipovitaminoses e avitaminoses, causadas pela carência dos diversos tipos de vitaminas.
Várias doenças podem ser causadas por deficiências nutricionais:
• Béri-béri: doença causada por falta de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1. É rara em nossos dias, ocorrendo apenas em populações que se alimentam unicamente de arroz sem a película rica nessa vitamina (arroz branco). Pode ser encontrada também no tomate, na levedura de cerveja, na cenoura, no fígado, no leite e na maioria dos frutos.
• Xeroftalmia: ressecamento da córnea do olho devido à falta de vitamina A, que é encontrada na cenoura, tomate, pimenta e na maioria dos frutos amarelos e alaranjados. A doença pode provocar cegueira em decorrência das cicatrizes das ulcerações, o que pode ser corrigido pelo transplante de córnea.
• Raquitismo: ocorre na infância, causado pela falta de vitamina D. As provitaminas obtidas do leite e da gema de ovo são transformadas em vitamina D através da ação dos raios do sol. A falta da vitamina prejudica a absorção de cálcio pelos ossos, provocando deformações no esqueleto.
• Escorbuto: doença causada pela falta de vitamina C, provoca sensação de fraqueza, dores musculares e articulares, dificuldade de coagulação sanguínea e de cicatrização, menor resistência a infecções, inflamação e vermelhidão das mucosas, principalmente gengival, com pequenas hemorragias. Pode levar à deterioração dos dentes. Esta doença pode ser evitada pelo consumo de frutas cítricas, caju, acerola, manga, goiaba e verduras.
• Pelagra: causada pela falta da vitamina PP (do complexo B), provoca vermelhidão, espessamento e descamação da pele. Causa lesões nas mucosas, principalmente a intestinal, provocando diarreias. Pode levar a desordens neurológicas, que culminam com a demência. A vitamina é obtida