DOENÇAS CARENCIAIS DAS AVES
NUTRIENTE
SINAL CLÍNICO
ÁGUA
Perda de 10% de água, nos pintainhos resulta em perda de peso e perdas de 20% das reservas do organismo leva até a morte.
PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS
Decréscimo ou cessação de crescimento. Em poedeiras ocorre decréscimo no peso do ovo, e quedas ou cessação na produção de ovos; dificuldades de reposição de penas ou mesmo muda completa das penas. Em frangos de corte, redução de quantidade de gordura depositada, diminuição no crescimento muscular e consequentemente carcaça [principalmente peitoral] devido a baixa quantidade de lisina.
CARBOIDRATOS
Diminuição de energia [essencial para processos metabólicos].
ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS
[Linoléico e α-linolênico]
Perda de integridade de membrana; descamação da pele; diminuição da resistência a doenças e problemas reprodutivos nas aves; redução da taxa de crescimento e aumento do fígado pelo acúmulo de gordura; pintinhos susceptíveis as infecções respiratórias; poedeiras diminuem a produção e peso dos ovos, redução de fertilidade e aumento da mortalidade embrionária na fase inicial da incubação.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
VITAMINA A
(β-caroteno)
Retardo no crescimento, diminuição da resistência a doenças; lesões oculares; incoordenação muscular; anorexia; sonolência; fraqueza; edema; galinhas de postura, ocorre diminuição da taxa de postura. Ocorre um comprometimento do epitélio de todo o organismo, resultando em invasão de microrganismos patógenos nas mucosas, depauperando a ave por uma infecção secundária.
VITAMINA D
Raquitismo; bico e unhas tornam-se móveis e dobráveis; debilidade: andar sobres os tarsos seguido de prostração, pernas fracas, os pintos tem a tendência de não caminhar, e se caminham é com dificuldade; coluna vertebral de curva para baixo, reduzindo assim o tamanho do tórax comprimindo órgãos vitais; nódulos nas costelas; engrossamento das articulações e deformação no tórax; acentuada diminuição de peso, pois