portugues
CAMPUS SANTO ÂNGELO
TRABALHO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
EDSON JUNIOR WEBER
MAYNARA DA VEIGA CHAGAS
4º SEMESTRE/ ENFERMAGEM
PROFª: MARA WINSCH
SANTO ÂNGELO, 12 DE SETEMBRO DE 2013.
1-Conceitue Vitaminas:
Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).
A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carenciais.
A falta de vitaminas pode ser provocada por: redução de ingestão, pela diminuição da absorção, pelas alterações da flora intestinal, pelas alterações do metabolismo, pelo aumento de consumo.
O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a consequência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas.
2-Classificação das Vitaminas: A classificação das vitaminas é feita apenas por suas solubilidades e não pelas funções que exercem. Cada uma é responsável por uma ou mais funções específicas, independentemente do grupo a que pertencem.
Grupo das vitaminas lipossolúveis compreendem:
- Vitamina A - Importante oxidante que protege células contra radicais livres. Principais fontes: frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite.
- Vitamina D - É sintetizada com a ajuda dos raios solares e imprescindível para a