dp edificações
Absorção: Capacidade de uma superfície absorver determinado produto
Acesso: Rampa, escada, corredor ou qualquer meio de entrar e sair de um ambiente, uma casa ou um terreno.
Aclive: Inclinação de um terreno de baixo para cima.
Afluente: Afluente é o nome dado aos rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais.
Afagar: Nivelar, aplainar, desbastar saliências ou alisar madeiras.
Agrimensura: Agrimensura é o ramo da topografia que estuda as divisões de propriedades rurais e urbanas. Associada a astrometria, que tem por objetivo projetar na superfície terrestre e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano.
Água furtada: Vão entre as tesouras do telhado. Ângulo do telhado por onde correm as água pluviais. Sótão com janelas que se abrem sobre as águas do telhado.
Água mestra: Nos telhados retangulares de quatro águas, é o nome que se dá às duas águas de forma trapezoidal. As duas águas triangulares chamam-se taca nicas.
Água servida: As águas residuais são chamados para os resultantes de água para uso doméstico e industrial.
Águas residuais: A água depois de utilizada transforma-se numa água poluída, tecnicamente denominada Água Residual.
Águas superficiais: As aguas superficiais são aqueles que correm na superfície do solo.
Alinhamento: Plano vertical ou marginal da frente da construção tomado para alinhamento na sua intercepção com o terreno.
Alpendre: Cobertura suspensa por si só ou apoiada em colunas sobre portas ou vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores dá-se o nome de varanda.
Alqueire: Medida agrária, ainda usada no Brasil, mas de valor variável: nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás (alqueire mineiro), 48.400 m2; em São Paulo (alqueire paulista), 24.200 m2; no Norte (alqueire do Norte), 27.225 m2