Portifólio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A Educação vem ao longo do tempo sendo assunto de diversos debates e discurssões. A partir de agora vamos abordar a sua evolução, as transformações que sofreu, tentando compreender desta forma as relações existentes entre esta e a sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde a sua criação a Escola tem um papel fundamental na sociedade, o qual o seu objetivo era doutrinar o processo de desenvolvimento educacional das crianças até a fase adulta, a fim de se criar uma rotina regrada, e submissa aos padrões estabelecidos, se adequando desta forma ao ambiente industrial.
O professor, por sua vez, deve considerar no exercício da sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre diversos temas do cotidiano, e interferir em seu meio, e sobretudo em sua vida. O aluno no entanto tem que se adequar ao método de ensino que lhe cabe, pois em algumas escolas os professores preferem o método tradicional no qual passam a matéria o aluno copia, é agendada a data no qual o aluno será avaliado através de provas ou em atividades valendo pontos; o ensino do aluno é concluído de acordo com a sua nota e não com o seu aprendizado. Porém há professores que já utilizam metódos bem mais acessíveis aos alunos através de músicas, hitórias, vídeos ou seja fazem de tudo pra o aluno sair da escola com um aprendizado bem mais generalizado. Desta forma cabe ao professor conduzir o aluno de forma que o aprendizado passe a ser mútuo e repleto de paixão. O professor deve “transmitir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa