pesquisa
1. Quais as diferenças básicas entre os dois tipos de financiamento dívida e equidade? Quando o empreendedor deve utilizar um ou outro?
R. Divida e quando o empreendedor ele, pega um empréstimo e é assegurado de alguma forma de propriedade, garantia na qual ele pagará, se não pagar o empréstimo solicitado. Por outro lado equidade equivale a uma quantia de capital injetado no negocio em dinheiro.
O empreendedor deve utilizar divida, quando sua empresa necessita deste empréstimo ao longo prazo.
Já a equidade poderá ser utilizado quando necessário injetar uma nova quantia de capital para o crescimento da empresa.
2. Pesquise nos sites do governo (por exemplo: www.bndes.gov, www.finep.gov.br, www.mct.gov.br, www.mdic.gov.br) outras formas de financiamento da pequena e discutam com os colegas quais são as mais adequadas para capitalização da empresa para a qual o grupo desenvolveu o plano de negócios.
R. Para nossa empresa o site BNDES é o mais adequado, pois o mesmo financia com taxas de 0,86 de juros, bem menores que os bancos convencionais.
3. Tendo definidas as melhores opções de financiamento (na questão 2), entre em contato com as entidades de fomento e verifique qual o procedimento necessário para a concretização do financiamento. Discuta com o grupo se esses procedimentos são adequados ou muito burocráticos. Use argumentos convincentes.
R. As grades fases para os investimentos que são elas: consulta previa perspectiva enquadramento, analise e contratação. São adequados, pois se trata de capital e para um investimento é aceitável que se tenha a fase de analise para segurar o empréstimo futuramente para que seja honrado.
4. Porque o capital de risco e os clubes de anjos ainda são restritos a poucas empresas no Brasil? O que já é feito para incentivar o investimento de risco no país (ações por parte do governo, empreendedores e sociedade em geral)? Que outras ações você e seu grupo proporiam?
R. Não se