atps fundamentos filosóficos
DE SERTÃOZINHO
Centro de educação a distancia
Curso – PEDAGOGIA
Atividades Práticas Supervisionadas Fundamentos Filosóficos da Educação
A Filosofia se diferencia de outras matérias por ser pouco consensual, ou seja, pensar em filosofia é saber que é pouco provável chegar a uma resposta concreta, fechada.
Filosofar pode ser o inicio do ensino de Filosofia. Seria o questionamento sobre os valores enraizados da sociedade, criticá-los e reconstruí-los internamente.
Segundo Desidério Murcho, aplicar Filosofia como uma Matéria em sala de aula é um trabalho árduo, pois ela tem muitas ideias diferentes.
Diferente de Física, História e outras matérias, Filosofia não é uma disciplina empírica e sim a priori assim como a Matemática, contudo não há formulas de prova.
Compete à Filosofia instigar os alunos a pensar, criticar o que é dado com pronto, e com o auxilio de instrumentos filosóficos, chegar a teorias e ideias próprias. Isso não é interessante para o governo, pois é melhor que as pessoas sejam guiadas pelo senso comum e não por ideias renovadoras e diferentes.
A escultura “O Pensador” de Auguste Rodin, retrata um homem angustiado com seus pensamentos poderosos. Isso é filosofar. Entrar em contato com os pensamentos e lutar para chegar a respostas que muitas vezes não fazem sentido para as outras pessoas, é aplicar a maiêutica, quando através da continuidade nos questionamentos descobrimos novas ideias que estavam interiorizadas.
O texto Proposto de Moacir Gaotti, mostra a realidade de educação em meio um mundo de transformações tecnológicas e aonde a informação chega rapidamente, e diz que é necessário repensar a educação para um outro mundo possível, um mundo para a sustentabilidade.
Segundo Moacir Gaotti, para