doenças carenciais
As doenças carenciais tem sido um grande transtorno entre as classes de baixa renda devido ao baixo rendimento familiar, a conseqüência é uma ma alimentação que posteriormente resulta nessas doenças, a falta de nutrientes no organismo, causando distúrbios, e é sobre esses distúrbios que estaremos tratando neste trabalho, desejo uma ótima leitura.
DOENÇAS CARENCIAIS
São substâncias de natureza química variável e que apresentam várias funções e classificam-se de acordo com a solubilidade em hidrossolúveis e lipossolúveis.
As primeiras quando ingeridas em altas doses não provocam distúrbios já que seu excesso é eliminado na urina.
As lipossolúveis já são metabolizadas no fígado e quando ingeridas em altas doses ficam retidas no organismo podendo causar distúrbios.
Várias doenças podem ser causadas por deficiências nutricionais. A seguir, você tem um resumo das principais: • Béri-béri: doença causada por falta de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1. É rara em nossos dias, ocorrendo apenas em populações que se alimentam unicamente de arroz sem a película rica nessa vitamina (arroz branco). Pode ser encontrada também no tomate, na levedura de cerveja, na cenoura, no fígado, no leite e na maioria dos frutos.
• Xeroftalmia: ressecamento da córnea do olho devido à falta de vitamina A, que é encontrada na cenoura, tomate, pimenta e na maioria dos frutos amarelos e alaranjados. A doença pode provocar cegueira em decorrência das cicatrizes das ulcerações, o que pode ser corrigido pelo transplante de córnea.
• Raquitismo: ocorre na infância, causado pela falta de vitamina D. As provitaminas obtidas do leite e da gema de ovo são transformadas em vitamina D através da ação dos raios do sol. A falta da vitamina prejudica a absorção de cálcio pelos ossos, provocando deformações no esqueleto.
• Escorbuto: doença causada pela falta de vitamina C, provoca sensação de fraqueza, dores