Doenças Cardiovasculares
A principal caracteristica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas arterias, que ao longo dos anos impede a passagem do sangue, Para funcionar, o corpo humano precisa de oxigênio. O sangue sai do coração com oxigênio e atinge todos os órgãos por meio de arterias, depois volta ao coração para se reabastecer de oxigênio.
O uso mais frenquente do termo doença cardiovascular refere-se a doenças associadas a aterosclerose. A idade e a historia familiar encontram-se entre as condições que aumentam o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças no aparelho cardiovascular. Contudo existe um outro conjunto de factores de risco individuais sobre os quais podemos influir e modificar, sbretudo estão ligados ao estilo e ao modo de vida actual.
Alguns problemas classificados como doenças cardiovasculares incluem:
Doença arterial coronariana: afeta as artérias que irrigam o coração e pode resultar em:
Angina
Infarto do miocárdio
Insuficiência cardíaca congestiva
Doença vascular cerebral: afeta as artérias que irrigam o cérebro e pode resultar em:
Crises isquêmicas transitórias
Acidente vascular cerebral
Doença vascular periférica: afeta as artérias que irrigam as pernas e os braços e pode resultar em:
Claudicação – Obstrução temporária do fluxo arterial, causando dor.
Gangrena – Morte de tecidos provocada por obstrução do fluxo arterial
Aneurismas
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Estudos comprovam que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A alta freqüência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de morte por doenças cardiovasculares. Por isso as mesmas representam um termo