Libras
4º semestre - noturno
JOÃO MACEDO DE OLIVEIRA
RESENHA
Antiquários
Trabalho para obtenção de nota parcial no quarto semestre do Curso de Design de Interiores sob orientação da Professora Ana Cristina.
BRASÍLIA - DF
2014
Antiquários
Denomina-se Antiquário como o local ou loja onde se vende artigos antigos, como por exemplo, livros raros, móveis, objeto obras de artes antigos que são bastante procurados por pesquisadores e colecionadores no mundo inteiro, também é assim que se chama a pessoa que trabalha com esses objetos e com coleções deles, ou seja um estudioso, trabalhador ou colecionador de antiguidades. Denominado também pelos dicionários como pessoas que estudam, colecionam ou comercializam antiguidades, os antiquários, o entendimento de muitos eles representam um mundo mágico e sedutor a ser revelado, compondo uma farta fonte para estudo de diversas áreas do conhecimento humano.
Em outros países como n França essa atividade tem até um sindicato para sua organização, na Inglaterra é onde acontece as maiores feiras e leiloes de objetos e obras de artes da antiguidade. Em Portugal existe a Associação Portuguesa dos Antiquários que foi fundada em 1990, já no Brasil temos a Associação Brasileira de Antiquários, que começou em 1970 . A Confederação Internacional dos Negociantes de Obras de Arte – CINOA é a maior organização internacional de antiquários.
Para os Antiquários estes artigos vão além da expressão física do objeto, pois elas envolvem a construção de uma tradição, pode ser de um povo, de uma época ou até mesmo de uma pessoa, como é o exemplo de um artista, é um artigo que estão acima de classificações meramente profissional, veem da definição das qualidades evocadas a partir da ideia de “alma”, esta como uma tradição que integra sentimentos, gostos, percepções e sensações na busca pelo ideal. É assim que se forma um grupo de colecionadores e admiradores que se assemelham na forma de pensar em torno dessas concepções