doencas de veiculacao
Poluição x Tratamento de água: Duas faces da mesma moeda.
Poluição um caso de ‘’matéria no lugar errado’’ : excesso de substância poluente no meio ambiente.
Quando pensamos em pureza, nos vem á mente algo não contaminado, não existe água realmente pura no nosso ambiente pois elas possuem uma grande quantidade de sais dissolvidos, mesmo a água da chuva é contaminada. Pra se verificar a pureza da água dependemos de dois fatores: para fins que ela será destinada e que a aparelhagem será utilizada para medir as impurezas.
A poluição ambiental é a combinação de substância e localização, exemplo: O ozônio é um gás irritante e tóxico na trasposfera ( camada da atmosfera que toca o solo ) ele é claramente poluente. Já os CFCs são gases não-inflamáveis, de baixa toxidade, baixa reatividade e quase sem odor. Portanto na trasposfera, são quase ofensivos(Tolentino e Rocha Filho, 1998).
Assim como nós a natureza polui o meio ambiente, só que em escala bem menor. As erupções vulcânicas do monte Pinatubo, nas Filipinas em junho de 1991, lançou na atmosfera cerca de 15 a 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre, mas essas erupções são raras. Por outro lado só os Estados Unidos lança 20 milhões de toneladas desses gases por ano. Há 3 categorias naturais de poluição: água, ar e solo. A poluição da água é a mais preocupante.
Primeiro porque não vivemos sem água, ela representa 70%da massa do nosso corpo. Segundo o destino final de todo poluente solúvel em água jogado no ar ou no solo são lençóis subterrâneos, os lagos, os rios os mares e o oceanos.
Por último poucos sabem que a água destinada para nosso consumo do dia-a-dia é escassa. Estima-se que o volume total de água na terra é de uma esfera de 1380km de diâmetro, apenas cerca de 0,3%desse total é de água doce, desse total derca de 67% é usado para irrigação, 23% é usado em outras necessidades da agricultura e aproximadamente 10% é disponibilizada para nossas necessidades de ingestão, limpeza e outras