Doenças de Veiculação Hídrica
Como a água pode afetar a saúde do homem?
A água, tão necessária à vida do homem, pode ser também responsável por muitas doenças, denominadas doenças de veiculação hídrica. As principais são:
- Amebíase
- Giardíase
- Gastroenterite
- Febres tifóide e paratifóide
- Hepatite infecciosa
- Cólera
Indiretamente, a água pode ainda estar ligada à transmissão de algumas verminoses, como esquistossomose, ascaridíase, taeníase, oxiuríase e ancilostomíase.
Além disso, a água pode provocar alterações na saúde, caso não possua certos minerais na dose necessária. O bócio ou “papo” se adquire quando a água utilizada não tem iodo. O índice de cáries dentárias pode ser reduzido com a adição do flúor na água. Também pode ocorrer intoxicação se a água utilizada contiver algum produto tóxico, como, por exemplo, o arsênico.
Para evitar os males que podem ser veiculados pela água destinada ao consumo, é necessário que ela seja sempre convenientemente tratada.
Ao utilizar os recursos hídricos o ser humano interfere na qualidade da água. Porém, há formas indiretas de intervenção humana no ciclo hidrológico que modificam a quantidade de água disponível. Como exemplo, podemos citar a construção das cidades com o asfaltamento das ruas que impermeabilizam o solo, ou seja, impedem a água de penetrar e reabastecer os lençóis subterrâneos.
A qualidade dos recursos hídricos será afetada pelas águas residuais, que são todas as águas descartadas resultantes da sua utilização. Alguns exemplos são:
Águas residuais domésticas:
- provenientes de banhos;
- provenientes de cozinhas;
- provenientes de lavagens de pavimentos domésticos.
Águas residuais industriais:
- resultantes de processos de fabricação.
Várias são as doenças que podem ser veiculadas pela água. A seguir, trataremos das principais doenças, conhecendo os agentes causadores e seus ciclos de vida. Através da relação entre as doenças e os problemas causados pelas