mercado de flores
Copa do Mundo e aumento do custo de produção podem tornar o desenvolvimento do setor mais modesto este ano Foto: Kleinübing/Canal Rural
Cultivo de antúrios da Fazenda Terra Viva, em Holambra (SP)
Os últimos anos foram de muito crescimento para o mercado de flores brasileiro. Já em 2014, o desenvolvimento do setor deve ser mais modesto. Eventos como a Copa do Mundo e o aumento do custo de produção são os principais motivos. A estimativa do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) é de um aumento de no máximo 10%, índice inferior aos 13% do ano anterior.
>> Veja a galeria de fotos no Facebook do Canal Rural
O frete, os impostos e a mão de obra pesam no custo de produção, que em 2013 subiu 15%.
– O custo de produção está elevado, em todos os sentidos - insumos, mão de obra, tecnologia e assistência técnica também – afirma a produtora de flores Marcia Roseli Jakubowsky.
Por conta desses gastos, 2014 deve ter um crescimento tímido das vendas. De acordo com o Ibraflor, o calendário de feriados em datas importantes para o setor, como o Dia da Mulher, e eventos como eleições e até a Copa do Mundo no Brasil também devem prejudicar o resultado do ano.
Diante desse cenário, oferecer produtos alternativos, com um toque diferente para chamar a atenção é o que pode garantir bons negócios e lucro para o produtor.
– Produtores que investirem em flores diferentes vão se sair melhor – acredita o gerente de Marketing da Ibraflor, Carlos Govea.
>> Floricultura brasileira faturou R$ 5,2 bilhões em 2013
Já o produtor Aldair Rodrigues Mendes, do Distrito Federal – onde a previsão de queda nas vendas é de 10% –, resolveu dobrar a produção. Ele vê na Copa do Mundo uma oportunidade de ampliar os negócios.
– Os hotéis vão encher bastante, como a gente tem parceria com os hotéis pra fornecer, então com certeza vai aumentar 30% nossas vendas. Aposto tudo na Copa, né – relata Mendes
Fatos e números do