Doenças de Veiculação Hídrica
1.1 Definição Também conhecida por Lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia. Ele pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a primeira é a responsável por causar diarréia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graças às toxinas que libera. Essas manifestações podem gerar um quadro de deficiência vitamínica e mineral e, em crianças, pode causar a morte, caso não sejam tratadas. Ocorre em todo o mundo, mas é mais frequente em regiões onde as condições sanitárias e de higiene são precárias.
1.2 Transmissão
A transmissão se faz pela ingestão de cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos e etc. Moscas e baratas também podem transportá-los.
1.3 Profilaxia
● Só ingerir alimentos bem lavados e/ou cozidos;
● Lavar as mãos antes das refeições e após o uso de sanitários;
● Construção de fossas e redes de esgotos;
● Só beber água filtrada e/ou fervida;
● Tratar as pessoas doentes.
2. Gastroenterite
2.1 Definição
A Gastroenterite é uma infecção do estômago e do intestino produzida principalmente por vírus ou bactérias. É responsável pela maioria dos óbitos em crianças menores de um ano de idade. Ela ocorre mais freqüentemente nos locais onde não existe tratamento de água, rede de esgoto, água encanada e destino adequado para o lixo. A doença causa diarréia, vômitos e febre. A principal complicação é a desidratação. O tratamento é realizado com a reposição de líquidos, soro de reidratação oral e manutenção da alimentação da criança.
2.2 Transmissão
A infecção pode ocorrer através do contato próximo com uma pessoa contaminada, compartilhando comida, bebida ou utensílios, através de gotículas de saliva através da tosse ou espirros, ou através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas.
2.3 Profilaxia
A