fitoterapicos
Ana Flávia Bacelar Brandão
Silvio Vínicos Assis
Tayane Felix
Thales Reis
Fitoterápicos
Primavera/SP
2014
Ana Flávia Bacelar Brandão
Silvio Vínicos Assis
Tayane Felix
Thales Reis
Fitoterápicos
Trabalho realizado para a disciplina de Química, referente ao 1º bimestre, do 2° ano do Ensino Médio. Professora: Eliane Rodolfo Theodoro
Primavera/SP
2014
Fitoterápicos
Dês de os primórdios, os vegetais fazem parte da vida do homem. Com o passar do tempo, foram sendo descobertas plantas com efeitos terapêuticos, e estas passaram a ser utilizadas pela população para fins medicinais. Porém, a automedicação por parte da população chamou a atenção das empresas para a comercialização dos fito medicamentos.
Fitoterápicos são medicamentos obtidos empregando-se o uso de drogas medicinais naturais. No Brasil são supervisionados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para obter plantas medicinais é necessário conhece-la e emprega-las no tratamento da enfermidade. Quando esta planta é comercializada (passando por um processo industrial, visando a retirada das impurezas) para se obter um medicamento, torna-se um Fitoterápico.
Na embalagem, deve constar o nome botânico da planta, juntamente com as instruções sobre como armazenar esse tipo de remédio, indicando a temperatura ideal que se deve ficar, a dosagem certa que varia de adulto para criança, como ingerir esse medicamento entre outras coisas.
Os cuidados em caso de uso de fitoterápicos são os mesmos dos outros medicamentos. Buscar informações com profissionais da saúde, informar ao médico casos de efeitos colaterais, estar atento a todas as informações da embalagem, não se automedicar e seguir as orientações da bula.
Como qualquer outro medicamento, o uso indevido de fitoterápicos pode causar várias reações, dês de enjoos, até mesmo a morte. Portanto, o dito popular “Se