DOEN AS RELACIONADAS AO LIXO
A forma como o lixo é descartado no ambiente é ainda hoje motivo de grande discussão na sociedade, uma vez que ser jogado em um ambiente aberto, mais conhecido como o “Lixão”, atrai diversos animais, pequenos ou grandes. Os primeiros a aparecer são as bactérias e fungos, depois os insetos e bichos trazidos pelo mal odor das substâncias presentes no lixo.
Outra forma discutida pelas pessoas em relação ao descarte do lixo é a incineração, que também não é um método adequado, visto que libera além de CO2 outros gases prejudiciais ao ambiente.
O lixo portanto afeta a saúde da sociedade, uma vez que não conseguem resolver o seu descarte, e as pessoas são prejudicadas com as maneiras ainda existentes de fazer esse descarte.
Além de doenças trazidas por ratos, baratas, moscas, fungos e bactérias o lixão também é altamente toxico, pois nele também são descartados equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias que possuem resíduos químicos decorrentes de metais pesados. Esses metais entram na cadeia alimentar e como não são metabolizados por organismos, ficam acumulados e causam principalmente danos ao sistema nervoso e cardiovascular.
Os problemas de saúde oriundos do lixo não está presente só nos lixões distantes dos centros das cidades, está muito perto também de toda sociedade pois a partir do momento em que jogamos o lixo nas ruas estamos prejudicando também que a água da chuva escorra. E daí surgem as enchentes com milhões de bactérias e bichos transmissores de doenças sérias.
Devido à enorme quantidade de animais atraídos pelo lixo e também à dificuldade de higiene nos espaços de triagem, o contato direto com resíduos do lixo pode acarretar na contração de diversas doenças. Principalmente, os(as) trabalhadores(as) envolvidos(as) na triagem do material reciclável estão muito propensos(as) a contrair tais doenças, sendo necessário o uso de equipamentos de segurança e também a observação de diversos hábitos de higiene e profilaxia para a