Saneamento básico X Doenças
Saneamento básico é um conjunto de medidas que visam proporcionar aos moradores de determinada região, uma situação higiênica adequada. Essas medidas consistem em tratamento de água, canalização e tratamento de esgoto, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos e materiais. São procedimentos que possibilita a todos um ambiente saudável. Atráves dessas medidas de saneamento básico é possível evitar a contaminação e proliferação de doenças.
Apesar do saneamento básico contribuir para a saúde das pessoas, um dos problemas mais graves é justamente a sua ausência em diversos locais, situação inadequada, pois a presença de esgoto a céu aberto, água parada, acúmulo de lixo, rios poluidos, contribuem para o aparecimento de insetos e parasitas que podem transmitir doenças. As doenças são contraidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminados.
As principais doenças contraidas devido a falta de saneamento básico são amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, diarréia, desinterias, elefantíase, esquistossomose, febre amarela, febre paratifóide, febre tifóide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, malária, poliomielite, teníase e tricuríase.
Para minimizar o número de casos dessas doenças é fundamental a população ter acesso a água limpa, tratamento adequado do esgoto, ter um local apropriado para a destinação e tratamento do lixo, drenagem urbana, enfim a medidas básicas para terem uma boa qualidade de vida.
Contudo, como o próprio nome já diz saneamento básico, é o básico que toda pessoa precisa ter para garantir um ambiente saudável. Infelizmente o governo prefere investir em estádios de futebol e outros gastos desnecessários ao invés de investir em meios básicos indispensáveis para a sua população.
Fonte:http://educando.sanepar.com.br/ensino_medio/doen%C3%A7-relacionadas-com-falta-de-saneamento