LEITURA E A INTERPRETA O DE TEXTO
PROFESSORA: SIMONE BILIBIO
DISCIPLINA: M.E.P.A - 4º FORMAÇÃO DE DOCENTES
LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
INTRODUÇÃO
O grande problema que se pode encontrar nessa pesquisa é a grande dificuldade de alunos, interpretarem textos, esses que aparecem nas maiorias das provas, de concursos, vestibulares, etc. São estes textos que colocam o aluno, em uma situação de extrema dificuldade, diante, dessa dificuldade, percebe-se que a situação problema que se encontra pela frente é desvendar o porquê desta dificuldade na interpretação de texto?
Sem dúvida alguma, a palavra texto é familiar a qualquer pessoa ligada à prática escolar. Ela aparece com alta frequência no linguajar cotidiano no interior da escola quanto fora de seus limites.
“Não são estranhas a ninguém expressões como as que seguem: “redija um texto”, “textos bem elaborados”, “o texto constitucional não está suficientemente claro”, “os atores da peça são bons, mas o texto é ruim”,” o redator produz um bom texto”, etc. Por causa exatamente dessa alta freqüência de uso, todo estudante tem algumas noções sobre o que significa texto. Dentre essas noções, algumas ganham importância especial para este trabalho, que se justifica o ensinamento ao aluno do ato de ler e escrever textos.
O objetivo principal deste trabalho é auxiliar o aluno a tornar-se um leitor autônomo e um produtor competente de textos. Sabe-se que esta tarefa não é fácil. Para contornar essa dificuldade, não têm faltado propostas, quando não apelam para soluções fácies, perdem-se em generalidades e conselhos vagos que não fornecem nenhum subsídio para a prática diária do professor e nenhum indicador dos passos que o aluno deve seguir. Atualmente muito se discute em relação à problemática vivência da leitura e da interpretação de texto nas escolas brasileiras.
O SIGNIFICADO DA LEITURA
Antes de abordar aspectos relativos ao ensino da leitura, é importante examinarmos o significado