Memorial Descritivo Do Concreto
1.1 Normas
Para todas as estruturas, deverão ser atendidas as seguintes normas:
NBR 8800 - Cálculo e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios.
NBR 6118 - Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado.
NBR 6123 - Forças devidas ao Vento em Edificações.
NBR 14432 - Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações.
NBR 14323 - Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edificações em Situação de Incêndio.
NBR 5419/2001 – Proteção de edificações contra descargas elétricas atmosféricas em edificações;
NBR 5419/01 – Sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
1
2
3
4
5
6
7 Concreto
A construtora deverá providenciar o traço do concreto, obtido em laboratório idôneo e fornecer à Fiscalização da Contratante.
O cimento deverá ser do tipo “Portland” comum e armazenado de forma a evitar o seu empedramento prematuro, devendo, ainda, o local de armazenamento ser previamente verificado e aprovado. Esse procedimento não exime a Construtora de qualquer responsabilidade.
A pedra britada e a areia deverão ser estocadas em área que não permitem a contaminação e mistura entre si.
A areia deverá ser lavada, a brita limpa e apresentar granulometria de acordo com traço fornecido pelo laboratório contratado.
A água do concreto deverá apresentar-se límpida, isenta de óleos e impurezas que possam prejudicar a resistência do concreto.
As betoneiras utilizadas no preparo do concreto deverão ter capacidade mínima para um traço correspondente a um saco de cimento. Deverão estar em perfeito estado de conservação, sem incrustações de concreto e não terem as pás deformadas. Deverão ser limpas diariamente e após cada término de uma concretagem.
O amassamento do concreto será mecânico, contínuo e deverá durar, no mínimo, 3 (três) minutos para permitir a homogeneização de todos os elementos. Após ser adicionada a água não deverá demorar mais de sessenta minutos até o final da concretagem (salvo se utilizado