Documentário "Muito Além do Peso"
Devido à drástica mudança alimentar do último século nós enfrentamos uma epidemia de doenças crônicas atualmente. Casos de síndromes metabólicas não são mais uma raridade, pois uma alimentação que é baseada no abuso de sal e açúcar cobra do nosso organismo um preço bem alto.
Infelizmente, nossas famílias tem incentivado essa dieta rica em carboidratos por diversos motivos. Supermercados, lojas de conveniências e até bazares oferecem produtos de baixa qualidade nutricional com baixo custo e quase sempre deixam expostos em lugares de fácil acesso – como o caixa. Além disso, a dinâmica do cotidiano exige uma alimentação rápida, pois não temos tempo a perder. No entanto, estamos fazendo uma troca no mínimo equivocada, porque ganhamos “tempo” em detrimento de nossa saúde.
Incentivar uma criança a comer legumes ou frutas tem sido uma tarefa bem árdua. Nossos pais não enxergam um caminho para conquistar o paladar de seus filhos e nós, profissionais da saúde, que temos noção da situação, muitas vezes não damos o exemplo. Essa dificuldade em conquistar os pequenos é explicada, principalmente, pela influência de grandes jogadas de marketing das empresas multimilionárias de fast food - que utilizam brinquedos de filmes infantis famosos como brindes de seus lanches. Dessa forma, fica praticamente impossível competir com esse tipo de indústria. Afinal, o que os pequenos irão preferir: O lanche que acompanha bonecos do filme “Madagascar” ou as verduras e frutas que se apresentam solitárias?
Além das influências das grandes empresas alimentícias, nossa sociedade conta com outro ponto contra hábitos saudáveis: a falta de incentivo à atividade física, ao esporte. E isso assusta, e muito, pois, por incrível que pareça, apesar da constante advertência da mídia de que exercício físico é muito importante para uma boa saúde, ainda existem escolas – um local de grande influência na vida das crianças - que não incentivam devidamente a