Análise critica do documentario muito além do peso
RESENHA CRITICA
O documentário Muito Além do peso retrata o cenário da saúde brasileira e o caminho que estamos seguindo. Logo no inicio, choca-se ao ver uma criança tão pequena pesando tantos quilos. A aflição dos pais é enorme pela recusa de comer alimentos saudáveis, e acabam oferecendo tudo que o garoto quer comer. Isso acontece também com crianças mais velhas, adolescentes e com adultos.
Pela grande falta de tempo que os brasileiros hoje em dia têm, substituir as refeições, como almoço e jantar, por lanches rápidos, comidas industrializadas e Fast-food é muito mais comum. Além de serem comidas mais atrativas e saborosas. O problema esta na quantidade de gorduras que contém nesses alimentos, sódio e açúcares.
No documentário é ressaltado muito o refrigerante, que contém quantidades absurdas de açúcar, o que chega a espantar quem está tomando, e que acaba não sabendo dessa quantidade de açúcar na bebida. Na verdade, a grande maioria das pessoas não sabe nada sobre quantidade de sódio, gorduras e açúcares contidos nos alimentos industrializados, além, de poucos entenderem o que é a recomendação diária para uma pessoa.
Com todo esse descaso com a alimentação, as futuras gerações estão ficando cada vez mais obesas, com muitos problemas de saúde. E o que nota-se, é que este comportamento esta se tornando cada vez mais comum as pessoas.
Os números de pessoas com sobrepeso e obesidade são alarmantes, e pode-se dizer, uma questão de saúde publica muito grave. As crianças estão desenvolvendo diversas doenças de adultos em função da má alimentação.
Os pais tem sido negligentes em relação a isso, juntos com as escolas, que permitem a comercialização desses alimentos. Porém, a mídia tem sido a principal causadora de todo esse mal, já que a única intenção deles é vender cada vez mais produtos e lucrar cada vez mais, mesmo que isso faça mal para a população e em conseqüência, as crianças, que são muito mais suscetíveis a