Resumo Documentário - Muito Além do Peso
Documentário Muito Além do Peso lançado em novembro de 2012 e dirigido por Estela Renner. O filme retrata a obesidade infantil, os problemas de saúde acarretados a essa situação e o descaso social gerado pelas influências midiáticas, comerciais e industriais. Se passa no Brasil, mas conta com várias opiniões de médicos, nutricionistas e psicólogos de outras partes do mundo.
O início do hábito do consumo de produtos industrializados surgiu após a Segunda Guerra Mundial, ao contrario das praticas anteriores quando se preocupavam em preparar o próprio alimento, surgiram novas tecnologias, aliada as necessidades de ganho de tempo no dia-a-dia e consequentemente a oportunidade de maior rentabilidade para a indústria alimentícia, desta forma os hábitos mudaram. A influência da potência capitalista norte-americana no ocidente, propagou novos conceitos relacionados a alimentação. Fast-foods, produtos enlatados e alimentos com excessos de açúcar, sal e gordura, acabaram gerando sérios problemas de saúde recorrente em muitos países, inclusive o Brasil.
Estela realizou entrevistas com diversas famílias e de diferentes classes sociais, observando o tipo de alimentação e suas consequências. Chegou-se à conclusão que, a maioria dessas crianças apresentava alguma patologia desencadeada pela má alimentação e hábitos não-saudáveis. Um estudo feito nos Estados Unidos, apontou como as maiores causas de mortes, as doenças cardíacas, cânceres, derrame e diabetes, sendo que, alguns desses quadros clínicos são comuns a pessoas obesas.
A falta de atividade física é também um grande avanço para esse quadro. As crianças entrevistadas relataram que, não praticam exercícios com frequência, por sentirem cansaço imediato, dores nas pernas e falta de ar. Em consequência disso, passam a maior parte do tempo imersas no mundo eletrônico (celulares, computadores, televisão, etc.). Segundo os especialistas, o número de horas gastos assistindo televisão é sempre