Documentário Justiça
Maria Manuela de Jesus Menezes
DOCUMENTÁRIO “JUSTIÇA”
Itabaiana
2014
Maria Manuela de Jesus Menezes
DOCUMENTÁRIO “JUSTIÇA”
Trabalho apresentado à Universidade Tiradentes, utilizado como requisito para a Medida de Eficiência da disciplina Criminologia Forense, do 9º período do curso de graduação em Direito da Unit, sob a orientação da professora Dircilene Ladico.
Itabaiana
2014
DOCUMENTÁRIO “JUSTIÇA”
O documentário mostra, através de gravações feitas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a realidade do sistema judiciário e prisional do país, principalmente nas grandes cidades, onde a criminalização é mais avançada. Nos casos relatados no documentário percebe-se, principalmente através dos depoimentos dos presos, que estes só foram presos porque não possuíram no momento da prisão dinheiro para “comprar” a liberdade.
Ou seja, o perfil do sistema prisional é de homens pobres, favelados, de baixa escolaridade, que são presos pelo Estado e necessita do próprio Estado para que tenha uma defesa através da Defensoria Pública. E muitas vezes os crimes cometidos são irrelevantes em comparação a sanção recebida.
O sistema prisional não têm condições mínimas de ressocializar aqueles que cometeram delitos. Pelo documentário é possível notar a precariedade dos presídios, os quais estão cada vez mais lotados e não há uma preocupação do poder público com a saúde dos presos, como por exemplo, no caso do preso cadeirante que tinha dificuldades de locomoção, entre outras deficiências como a alimentação e as acomodações, que trazem uma realidade indigna para o ser humano. A defensoria muitas vezes busca demonstrar que a prisão por determinados crimes não é necessária, pois só faz acumular pessoas no sistema prisional. Porém, chega um momento que a defensora atuante no documentário demonstra uma desilusão com seu trabalho, pois a mesma faz o que pode para mostrar para