FFFFFFFFFFF
1 - O tema que trata o editorial pode ser supremo tribunal federal brasileiro, porque nesse trecho "Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer." e "Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal." Os dois trechos está identificando o local onde ocorreu o julgamento de todo processo dos participantes do mensalão.
A primeira parte do ponto de vista do autor é que mostrar a sua indignação pela demora do processo e a manipulação dos participantes da sua realização: O autor estar fazendo uma análise da discussão exagerada presente nos discursos do poder judiciário quando, por exemplo, afirma que, “os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário”. A segunda parte do ponto de vista do autor: É o que acontece quando se estabelece um paralelo entre os julgamentos do supremo tribunal federal e o famoso discurso de Gettysburg pronunciado por Lincoln. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863) ... o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.”.
3- Primeiro trecho: O conhecimento de mundo é necessário (que é a experiência e as vivências acumulados pelo leitor), para saber que “Abraham Lincoln produziu tal discurso e aonde foi executado que foi em Gettysburg, também um local importante por ter havido uma batalha nesse local e transformação em cemitério, o leitor deve ter uma retenção de informações de cultura e história estrangeira. - Segundo Trecho: já pressupõe a exigência de um conhecimento textual, de um conhecimento da língua escrita. Pode ser facilmente compreendido por quem possui o hábito da leitura e de um gênero argumentativo. Conhecimento linguístico (o domínio da língua) e o conhecimento textual