Monitoria de sistema endocrino - histologia
Introdução:
O sistema Endócrino controla a atividade metabólica de vários órgãos e tecidos do corpo, ajudando desta maneira na homeostasia
O sistema nervoso autônomo regula através de impulsos, que através de neurotransmissores, produzem efeito rápido nos tecidos afetados
O sistema endócrino produz efeito lento e difuso através de hormônios, que são liberados no sangue e influenciam células alvo situadas em locais distantes
Os 2 sistemas se interagem, modulam e coordenam a atividade metabólica do organismo
Hormônios:
São mensageiros químicos produzidos pelas glândulas endócrinas e enviados para as células ou órgãos-alvo atraves do sangue.
Tipos de hormônios:
- proteicos(principalmente hidrossolúveis)
- derivados de aminoácidos (principalmente hidrossolúveis)
- derivados de esteróis (principalmente lipossolúveis)
Primeiro o hormônio se liga a receptores específicos.Alguns hormônios tem receptores localizados no plasmalema(superfície celular) ex: hormônios proteicos e polipeptídeos . Outros, já possuem o receptor no citoplasma(que é difundido primeiramente pelo plasmalema)
A ligação de um hormônio a um receptor transmite uma mensagem à célula alvo , chamado de TRANSDUÇÃO DO SINAL, levando uma reação bioquímica.
O complexo Hormonio-receptor induz uma proteína quinase a fosforilar algumas proteínas reguladoras, gerando uma resposta biológica ao hormônio.
Alguns complexos utilizam a proteína G, que acoplam o receptor das células alvo as respostas induzidas pelos hormônios. Ex: o Hormonio tireotrófico(TSH) e a Serotonina utilizam a proteína G como segundo mensageiro, que induz a resposta metabólica.
Depois do hormônio ter ativado a célula alvo é gerado um sinal inibidor que retorna, direta ou indiretamente, para a glândula endócrina(mecanismo de retroalimentação -> Feed Back) para romper a secreção do hormônio.
Tipos de secreção:
-Autocrina: age sobre a própria célula (ex: gastrina)
-Paracrina: age sobre células vizinhas ( ex: