Documentário garapa
Rio de Janeiro,2012
O documentário “Garapa” é um documentário que relata a fome no Nordeste.
Este documentário acompanha três famílias, e é repleto de imagens fortes.
O título do documentário vem de um alimento muito consumido na região onde se passam as filmagens. Garapa nada mais é do que uma mistura de água com açúcar ou rapadura preparada pelas famílias para alimentar suas crianças quando não há alimento.
Logo no inicio nos deparamos com dois problemas graves dos locais filmados: a desnutrição infantil,e o fato daquelas pessoas viverem de doações.
Outro ponto crítico do filme é o corpo das crianças. As crianças relatadas se encontram nus, magros, porém barrigudos. Diante dessas cenas é plenamente visível a miséria, a pobreza e a insalubridade do local.
O documentário mostra de forma critica a fome crônica nesses locais de muita pobreza, e mostra também que o quanto esse quadro deve ser levado em consideração e, contudo não é.
Vemos também como a fome termina por moldar certo modo de vida, que acaba influenciando diretamente em todos os aspectos do cotidiano de uma família. E mostra também que a insegurança alimentar grave não impede o estabelecimento de relações afetivas, da convivência social e de problemas que qualquer pessoa é obrigada a enfrentar em seu cotidiano.
.
As mulheres das famílias mostradas em Garapa buscam condições de sobrevivência em meio de tanta pobreza e condições precárias do lugar aonde vivem.
A realidade retratada ali é extremamente impactante, e os tons preto e branco durante todo o documentário são usados para realçar a dureza da vida daquelas pessoas e o problema do alcoolismo também esta presente nas imagens.
Tal documentário pode ser visto como um tipo de denuncia a precariedade das regiões que nele aparece, pois a fome já perdeu o espaço nas telas para outros assuntos considerados mais atuais como a violência urbana e criminalização. Devido aos programas como bolsa- família que servem