Trabalhos
O agente marítimo é o representante comercial do armador em determinado porto ou área geográfica.
Agente angariador: Tem por atribuição, principal angariar carga para embarque, a mando do armador junto aos embarcadores.
Agente do afretador ou operador: Tem por responsabilidades o embarque e desembarque da carga.
Agente do armador ou protetor: Basicamente é quem tem o dever de proteger os interesses do navio e do armador.
Cabe ao Agente marítimo atender a um determinado navio, da mesma forma como o Armador faria o que transforma a Agencia, mantidas as devidas proporções no próprio Armador, gerenciando, toda uma gama de serviços.
Cabe também ao Agente Marítimo, a requisição dos serviços de apoio portuário, tais como: Praticagem, rebocadores, lanchas, atracação, reparos, suprimentos, viveres e etc.
Responsabilidades do Agente * Antes da chegada do navio, receber notificações de ETA (estimativa de chegada) do comandante do navio e passar imediatamente para a Autoridade do Porto de carregamento. * Verificar com o Porto de carregamento se existe alguma instrução especial quanto ao carregamento e/ou a carga. * Manter o navio informado de todas as condições de carregamento principalmente aquelas que possam afetar a atracação. * Providenciar, a pedido do comandante e com prévia autorização do Mandante, água e combustível necessários ao navio. * Providenciar para que o Mandante esteja sempre informado de alterações nas especificações do Porto e das alterações nas tabelas de serviços. * Manter a melhor relação custo/beneficio possível, sugerindo, baseado em sua experiência, situações que possibilitem a minimização dos custos portuários. * No caso de graneis secos, providenciar o Relatório de Ocorrências e outros documentos, tais quais o certificado de peso, certificado de arqueação, etc. * Providenciar a visita e liberação da embarcação por parte das Autoridades Sanitárias, de modo a permitir que não haja atraso na