Conceitos manifesto comunista
É o choque de ideias entre o proletariado e os burgueses.
“A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.”
-MATERIALISMO HISTÓRICO
A evolução se deu devido à luta de classes, desde as sociedades mais remotas. Essa luta de um tentando superar o outro teria levado à evolução e ao processo em que se encontravam.
A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas das classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ore franca, ora disfarçada, uma guerra que termino sempre, ou por uma transformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suas classes em luta.”
-MODO DE PRODUÇÃO
Forma de organização socioeconômica do Estado. É constituído pelo objeto sobre o qual se trabalha por todos os meios de trabalho necessários à produção, como os instrumentos, as maquinas, as fabricas, etc.
“A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. A conservação inalterada do antigo modo de produção constituía, pelo contrário, a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores.”
-MEIOS DE PRODUÇÃO
Meios de produção seria os bens necessários à produção, como instalações (edifícios, armazém, etc...), os instrumentos utilizados (ferramentas, maquinas, etc...), os objetos de trabalho (matéria prima, fontes de energia) e o meio de transporte. Todos esses meios foram monopolizados pela burguesia. “Sujeição das forças da natureza pelo homem, maquinarias, aplicação da química na indústria e na agricultura, navegação a vapor, estradas de ferro, telégrafos, remoção do cultivo de continentes inteiros, canalização de