Sinergias positivas
PENUD
SINERGIA POSITIVAS- ESTRATEGIAS DE SUCESSO PARA O AMBIENTE, EQUIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Sinergias positivas- estratégias de sucesso para o ambiente, equidade e desenvolvimento humano.
Um conjunto de governos, a sociedade civil, o setor privado e os agentes do desenvolvimento têm procurado integrar preocupações ao nível do ambiente e da equidade e promovem o desenvolvimento humano – estratégias de triplo benefício. Um exemplo, a nível global, é o Protocolo de Montreal de 1987, que interdita substancias que empobreçam a camada de ozônio, beneficiando assim a sustentabilidade (através da proteção da camada de ozônio), a equidade (através da transferência de tecnologia para países em desenvolvimento) e o desenvolvimento humano (através de impactos positivos sobre saúde).
Aqui, o valor acrescentado passa por identificar estratégias de triplo benefício que abordem com sucesso os desafios sociais, econômicos e ambientais, a nível mundial, gerindo ou mesmo contornando o compromisso para que as abordagens sejam positivas não apena para o ambiente, mas também para equidade e desenvolvimento humano.
Começamos por destacar fatores promissores de triplo benefício nos domínios da energia, água e saneamento. Cerca de 1,5 mil milhões de pessoas, mais do que uma em cinco, não tem acesso a eletricidade e 2,6 mil milhões cozinham com lenha, palha, carvão ou estrume. A eletrificação pode diminuir a pobreza aumentando a produtividade, o emprego e o tempo passado na escola e reduzindo as pressões ambientais. Por exemplo, a eletrificação na Ásia do Sul está associada a uma probabilidade 13% superior de as mulheres participarem no mercado de trabalho. Os aldeões butaneses confirmam entusiasticamente a diferença que a eletricidade fez nas suas vidas, citando a capacidade de trabalhar à noite e cozinhar sem lenha, o que reduziu os problemas respiratórios e o tempo dispendido a apanhar lenha; é igualmente importante aumentar a