Convide seus amigos
O Documentário “Garapa” registra o cotidiano vazio de três famílias do Ceará, que amenizam a fome de seus filhos com a garapa do título, que se refere a mistura de água e açúcar servido às crianças para substituir o leite praticamente inexistente por falta de condições financeiras, pessoas sem o mínimo de conhecimento e falta de trabalho elevando cada vez mais o índice de natalidade e necessidade humana. Baseado nisso o documentário transmite informações sobre necessidades, mortalidade infantil, pobreza e a apresentação de imagens de crianças cobertas por moscas e sem nenhum tipo de higiene adequada.
Pela boca dessas pessoas completamente subnutridos, projetos como o Bolsa Família e o Fome Zero, são legitimados, porém são considerados insuficientes.
Todas essas famílias são praticamente pessoas inexistente para a sociedade. A solução, no entanto, parece distante já que essas pessoas estão longe de se inserirem no contexto econômico de mercado, uma vez que não consomem nem o básico. Essas famílias fazem parte da questão social, são conjuntos que fazem parte das desigualdades da sociedade capitalista que se representam por varias formas, sendo elas: Desemprego falta de oportunidade para estudo, moradia, saúde etc. É tudo aquilo que esta ligada diretamente a problemas sociais. O que ocorre é a má distribuição. É claro que essa solução não é em curto prazo, porém se todos como, governo federal, estadual, municipal e a população em geral unir forças e trabalhar juntos com certeza essa questão da fome no Brasil terá uma significativa diminuição.
Mais já está mais que evidente que o crescimento econômico, por mais importante que possa ser, é completamente insuficiente para se acabar com a pobreza no país. O Brasil não é um País pobre. É um País muito rico. Rico pela produção e pela própria natureza. Mas é um País desigual e injusto, com um mar de pobres e miseráveis, crianças