documentos
Quando digo “tornar a concorrência irrelevante”, não estou querendo dizer que o livro ensina vencer a concorrência “abocanhando” uma fatia maior de mercado, mas sim criando novos produtos ou serviços para um público-alvo ainda não explorado.
Este livro é muito bom, gostei muito de lê-lo, indico a qualquer profissional de Marketing, donos, gerentes e diretores de empresas.
Mesmo que você não venha a criar um produto novo para um mercado novo, com certeza esse livro irá te ensinar muitas coisas.
O autor nos mostra que a briga por um determinado segmento de mercado com várias empresas atuando com modelos de negócios parecidos, ou até mesmo idêntico, acaba se tornando um “Oceano Vermelho”.
Isso se dá pela “batalha” que acontece entre essas empresas, tão parecidas, em busca do aumento de sua parcela no mercado ( mais clientes ).
Essa guerra gerada acaba diminuindo a margem de lucro das empresas, pois elas tendem a fazer mais por menos, para assim tentarem vencer a concorrência. Essa nem sempre é uma boa saída, mas é a forma que as empresas sabem lidar com esse problema.
Os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, propõem no livro, para esses casos de concorrência super acirrada, que as empresas tentem criar um “Oceano Azul”, onde não haverá concorrentes.
Para criar um “Oceano Azul”, o livro indica que é preciso criar um novo produto ou serviço que traga uma inovação de valor para os não-clientes do mercado atual que a empresa esteja agindo.
Explicando a Inovação de Valor
A Inovação de valor proposta no livro “A estratégia do Oceano Azul” é muitas vezes confundida com diferenciação de mercado ou, até mesmo, com a segmentação em um nicho específico, o que está completamente errado.