As 5 fases do projeto
É a fase inicial do projeto. Identificada a necessidade, então o problema é estruturado, de forma que o projeto possa resolver o problema em questão. Nessa fase, a missão e o objetivo do projeto são definidos, bem como as melhores estratégias são identificadas e selecionadas.
2) Planejamento:
É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo definição de atividades e suas dependências, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja detalhado o suficiente para ser executado sem dificuldades e imprevistos. Ao longo desta fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, aquisições e recursos humanos também são desenvolvidos.
3) Execução:
Nesta fase é executado realmente tudo aquilo que foi planejado anteriormente.
Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.
4) Controle:
Esta fase acontece paralelamente à fase de planejamento e execução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da não-conformidade. O objetivo do controle é comparar o status atual do projeto com o status previsto pelo planejamento, tomando ações corretivas em caso de desvio.
5) Encerramento:
É nesta fase que a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (lições aprendidas).