Cliente e Fornecedor
É fato que para as empresas, as relações com os clientes externos devem ser pautadas de forma a atender às suas necessidades, garantir o seu bem estar e contribuir para o seu sucesso, mas, para isto a empresa deve considerar o seu relacionamento cliente X fornecedor interno como ponto inicial para o desenvolvimento de negociações comerciais, uma vez que os fornecedores são parceiros que contribuem para o exercício de atividade comercial de uma empresa, além de colaborarem para o desenvolvimento e comercialização de produtos através de uma relação de colaboração e confiança recíprocas, já que os fornecedores são co – protagonistas, juntamente com a empresa-cliente que opera no mercado final, ou seja, a qualidade do produto final é o resultado da contribuição de toda uma cadeia cliente X fornecedor de um negócio.
Para exemplificar como uma relação sólida e transparente entre cliente x fornecedor influencia no mercado final traremos como modelo a Localiza, que têm seus fornecedores como parceiros que contribuem para o exercício de sua atividade empresarial e colaboram no desenvolvimento e comercialização de seus produtos. Com eles a empresa mantém relacionamentos duradouros, baseados no respeito e na confiança mútua. Ao negociar com seus parceiros a Localiza é sempre imparcial e justa na escolha do fornecedor, respeitando e cumprindo acordos firmados, somente criando expectativas que poderão ser honradas e não aceitando negociações que exijam pagamentos antecipados.
Além disso, os funcionários envolvidos em negociações com fornecedores são instruídos a observar se a transação foi justa para as partes envolvidas, uma vez que não é aceitável que qualquer pessoa envolvida obtenha benefícios ou vantagens no processo, evitando assim condutas que possam ser mal interpretadas ou que possam sugerir comportamentos questionáveis.
Desta forma a Localiza se tornou fornecedora de produtos e serviços de máxima qualidade ao seu cliente final, mantendo a