Documento
2-As moléculas da camada dupla de lipídeos estão organizadas com suas cadeias apolares (hidrofóbicas) voltadas para o interior da membrana.
3-Lipossolubilidade significar a facilidade com que a droga pode penetrar em uma membrana biológica, uma droga com alto coeficiente, tende ser mais lipossolúvel e atravessar mais facilmente uma membrana.
4-As membranas plasmáticas de um eucariócitos contêm quantidades particularmente grande de colesterol. As moléculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipídica e devido a seus rígidos anéis planos de esteróides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida.
5-Transporte passivo é o nome dado a passagem natural de pequenas moléculas através da membrana plasmática, em virtude da diferença de pressão de difusão entre os líquidos que estão nos dois lados da membrana.
6-Gradiente químico se refere a diferença de concentração entre uma substância dentro e fora da célula.
7-já o gradiente elétrico representa a diferença de cargas dentro e fora das células.
8-A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ou permeases, existentes ao longo da membrana plasmática.
9-No trasporte ativo, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O transporte ativo age como uma “porta giratória”. A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se