termo
*Enunciado de Clausius: “é impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além da passagem de calor de um corpo frio para um corpo quente”. Isso significa que é impossível construir um refrigerador ou bomba de calor que opere sem receber trabalho.
2- O ciclo de Carnot é o ciclo de maior rendimento que pode operar entre dois reservatórios de temperatura constante, sendo nele os processos reversíveis, caso seja invertido a máquina térmica se transforma em um refrigerador.
O ciclo, independentemente da substância opera segundo os processos:
-um processo isotérmico reversível, no qual se transfere calor de ou para o reservatório quente para o fluido de trabalho.
- um processo adiabático reversível, no qual a temperatura do fluido de trabalho passa daquela do reservatório quente àquela do reservatório frio.
- um processo isotérmico reversível, no qual se transfere calor de ou para o reservatório frio para o fluido de trabalho.
- um processo adiabático reversível, no qual a temperatura do fluido de trabalho passa daquela do reservatório frio àquela do reservatório quente.
3- É definida como um dispositivo que, operando segundo um ciclo termodinâmico, realiza um trabalho liquido positivo à custa da transferência de calor de um corpo em temperatura elevada e para um corpo em temperatura baixa.
A eficiência é definida pela razão entre o trabalho e o calor transferido.
O fluido de trabalho é o vapor d’água.
4- A desigualdade de Clausius é uma conseqüência da segunda lei da termodinâmica.
Para todos os ciclos, podemos escrever :
Onde a igualdade é valida para ciclos reversíveis e a desigualdade para os ciclos