Documento Faculdade
Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade (pp.14 e 15)
Quem Inventou a escrita,ao mesmo tempo inventou as regras da Alfabetização
A alfabetização é tão antiga ,quanto o sistema da escrita.para esse sistema continuar a ser usado precisa para as novas as gerações.
Na Historia da escrita registra apenas dois casos de povos que usava o sistema da escrita,que aconteceu com os gregos e indianos.
A ESCRITA CRETENSE MINOICA (Linear B) foi na cultura grega micênica até 1250 a.C
No vale do rio Indo,houve o sistema escrita ainda não decifrado,e depois a escrita só ressurgiu depois no seculo III a.C com a escrita Brâmane,esse dois sistema tiveram um uso muito popular.
Como era o processo de alfabetizaçao na Antiguiddade(pp15e16)
Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares até cerca de 1950 (pp.26 e 27)
A cartilha de Joao de DEus apresentava já uma forte tendencia para o privilegio da escrita sobre a leitura,essa cartilha foi,sem duvida o midelo para muitas outras que vieram depois.
Encontrase-se na Biblioteca Nacional do RJ,uma cartilha intitulada:Manual explicativo do metodo de leitura denominado escola brasileira.Organizado por Francisco Alves da Silva Castilho(e dedicada a classe dos porfessores de primeiras letras).Pelo titulo pode-se notar que essa cartilha opoe o metodo do Castilho brasileira.
Ele chama a tençao para o fato de que se deve ler palavras inteiras e nao letras ou silabas.seu metodo começa sempre com uma leitura coletivaa,depois individual,depois exercicos de escrita,e o metodo sintetico/analitico.
Há quatro marcantes metodos estrategicos,para conduzir uma alfabetizao sao eles:metodos sintetico,analitico,misto e connstrutivista.
Como ocorre o processo de alfabetizaçao em tempos atuais(pp31,32)
A PRATICA MAIS COMUM EM NOSSAS ESCOLAS AINDA SE APOIA NA CARTILHA TRADICIONAL,contudo,há cada vez mais uma numero de crescente professores que estao conduzindo um processo de alfabetizaçao diferentes em metodos das