Documentos da Faculdade
Acne
A acne, também conhecida como “espinha”, é uma doença que afeta os Folículos Pilossebáceos. Estes Folículos são formados pelo Pêlo e pela Glândula Sebácea. Esta Glândula está presente na pele e produz o sebo, que tem a função de protegê-la. A acne é mais freqüente na Face e no Tórax, pois estas regiões são ricas em Glândulas Sebáceas. Existe uma tendência hereditária na acne. Hoje já se sabe que, se os seus pais tiveram acne, a chance de você ter é maior. A doença é muito comum na adolescência pela ocorrência das mudanças hormonais.
Fibrose cística A fibrose cística é uma doença hereditária causada por defeito no transporte de íons e água através da membrana das células, que afeta 1 em 2000 recém-nascidos. Nesta patologia, as secreções exócrinas são muito viscosas, obstruindo os Ductos das Glândulas (pâncreas e glândulas salivares) e as Vias Respiratórias, principalmente os Brônquios. A obstrução dificulta as passagens das secreções expondo os Órgãos às infecções e a fibroses.
Hanseníase
É causada pelo Bacilo de Hansen: um parasita que ataca a Pele e Nervos Periféricos, mas pode afetar outros Órgãos como o Fígado, os Testículos e os Olhos. Não é portanto hereditária. Com o período de incubação que varia entre três a cinco anos, sua primeira manifestação consite no aparecimento da manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas Articulações poder der outros sintomas. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas Vias Respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em fase de estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura. Durante esta tempo, o hanseniano pode desenvolver suas